Formações



18 de agosto de 2015

O peixe como símbolo do cristianismo

 

Você sabia?
O peixe foi um dos primeiros símbolos do cristianismo, porque a palavra peixe em grego é ICTIS, iniciais de “Iesus Christós Théos Ios Soter”, que significa: “Jesus Cristo Filho de Deus Salvador”.

 

O peixe era alimento básico entre os ju­deus e, assim sendo, a profissão de pes­cador era comum na época de Cristo. Jesus usou a figura do pescador e da pesca para exemplificar o discipulado e a abrangência do Reino de Deus. Assim, os ministros de Deus são chamados pescado­res, pois procuram conquistar os homens para Cristo e para o reino (Mt 4,19; Mc 1,17; Lc 5,10).

 

Os primeiros cristãos usavam o peixe para se identificar e não serem perseguidos, tendo em vista que a prática do Cristianismo só se tornou totalmente liberada no início do século IV. Durante o primeiro século da Era Cristã, os cristãos foram perseguidos e presos; muitos deles faleceram nas arenas romanas, lutando contra leões. O símbolo marcava lápides nas catacumbas romanas, onde cristãos perseguidos se encontravam em segredo para seguir sua fé.

 

Remonta também ao milagre da multiplicação, no qual Jesus alimentou uma multidão com dois peixes e cinco pães. Atualmente, o símbolo do peixe também pode ser encontrado nos forros do altar ou até mesmo nas vestes do padre.

 


Buscar por: